A visita guiada Olibi é um dos passeios mais procurados entre os visitantes de Aiuruoca e toda a região! Especialmente porque a cidade atrai um grande número de amantes da natureza, dos esportes radicais e da boa gastronomia mineira.
Tudo isso faz de Aiuruoca o ponto de partida perfeito. Pois a rota do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e do Parque Estadual da Serra do Papagaio tem cachoeiras, trilhas pela montanha e iguarias gastronômicas.
Atualmente, há um amplo número de passeios, conhecidos há anos pelos turistas da região. Porém, nossa fazenda desponta com a visitação guiada pelos projetos ambientais e pelo olival em plena produção.
Afinal, o roteiro é rico em aprendizados sobre olivicultura e a fauna e flora locais. Além de proporcionar uma vista deslumbrante do Pico do Papagaio e caber na programação da família toda.
Então confira a seguir o roteiro da Visita Guiada Olibi, que acontece aos sábados, terças e quintas-feiras, sempre às 10h.
A Visita Guiada Olibi começa sempre às 10h
O início da visita é em nosso olival principal, plantado em 2011. Então começamos o tour com um bate-papo sobre as principais características da olivicultura na Serra da Mantiqueira e no mundo.
Enquanto isso, mostramos as diferentes variedades de oliveiras que foram plantadas em nosso terroir. Além disso, falamos sobre os efeitos da altitude, do frio e das chuvas sobre a florada, a colheita e a qualidade particular do nosso azeite.
10h40 – Caminhada pela área reflorestada
Nesta etapa fazemos uma caminhada de cerca de 600 metros por parte da área reflorestada com árvores de Mata Atlântica.
Então é nesse momento que apresentamos algumas das variedades das árvores plantadas. Assim como seu processo de adaptação ao local. Também explicamos como as matas que cercam o olival influenciam na qualidade do azeite.
As primeiras mudas foram plantadas perto das minas d’água e, ao longo destes anos, semearam mais de18 hectares. Assim, a propriedade soma hoje mais de 15 mil árvores, entre as quais:
- Pau-brasil
- Ingá
- Tamboril
- Jambolão
- Peroba
- Mogno
- Jatobá
- Jacarandá
- Jequitibá,
11h – Hora de conhecer o Projeto Aves
Esta é uma das horas mais esperadas: a visita aos nossos projetos de Mantenedouro Científico e de Soltura de Aves, ambos feitos em parceria com o IBAMA.
Pois é no Mantenedouro Científico que os visitantes podem conhecer as aves que são de propriedade do IBAMA, mas que são mantidas sob os nossos cuidados.
Entre as espécies estão araras vermelhas, tricolores e canindés, papagaios e tucanos diversos. Além da raríssima ararajuba e do papagaio-do-peito-roxo. Uma espécie que está ameaçado de extinção e dá nome à cidade de Aiuruoca em tupi-guarani (Aiuru = papagaio; Oca = casa).
11h30 – É hora do azeite!
Após a caminhada, é hora de relaxar e recuperar o fôlego. Por isso, temos uma palestra deliciosa sobre azeite.
Além de ensinar como distinguir o que é e como reconhecer um azeite extravirgem, explicamos também os detalhes de todo o processo de extração de nosso azeite.
Além disso, temos uma degustação do azeite Olibi. Então fechamos com um saboroso café, acompanhado de biscoitos e do tradicional pão de queijo mineiro.
12h – Encerramento
Então chegamos ao fim da visita. Para muitos, esse é momento de experimentar todos os nossos produtos e fazer suas compras. Assim, podem levar um pouquinho da Olibi e de Aiuruoca para sua casas!
PROGRAME SUA VISITA
Data: aos sábados, terças e quintas-feiras, sempre às 10h. Para fazer a visita Guiada Olibi nos demais dias da semana, é preciso checar a disponibilidade e fazer reserva com antecedência.
Para fazer sua reserva:
- contato@olibi.com.br
- (35) 99983-0957 – clique e faça sua reserva pelo WhatsApp
Local: Fazenda Caminho do Meio – Capoeira Grande | Aiuruoca (MG)
Como chegar: Estamos localizados nos apps Waze e Google Maps como “Olibi Azeites Artesanais”. Caso prefira, podemos enviar as direções por e-mail.
Valor: R$ 40,00 por pessoa. O passeio é gratuito para Olibares (participantes do projeto Adote uma Oliveira) e para crianças com