Os projetos ambientais da Olibi são uma profunda fonte de orgulho. Além de uma grande prova de que é possível produzir produtos de qualidade premium com um profundo respeito ao meio ambiente.
Pois nosso projeto de reflorestamento trouxe os pássaros de volta para o céu de Aiuruoca. Incluindo o papagaio-do-peito-roxo, que dá nome à cidade e está ameaçado de extinção.
Agora estamos presenciando o retorno de mamíferos. Saiba mais a seguir.
Projetos ambientais da Olibi trazem a fauna local de volta para a região
Recentemente, encontramos pegadas de onça-parda nas matas da fazenda. Então isso indica que muitos mamíferos também estão voltando a habitar essa região da Mata Atlântica.
Inclusive, já tivemos avistamentos aqui na fazenda de outras espécies, como:
- Tamanduás-mirins,
- Jaguatiricas
- Gato mourisco melânico – que está na lista de espécies ameaçadas de extinção da fauna brasileira.
Mas ninguém precisa ter medo, já que estes animais têm hábitos noturnos e costumam aparecer em áreas mais afastadas da propriedade.
Porém, são uma prova que nossas esforços de restaurar a natureza estão dando certo. Pois as florestas estão saudáveis – e o solo também.
RECUPERAÇÃO DA MATA NATIVA
Começamos o plantio de árvores nativas há 20 anos. Então as primeiras mudas foram plantadas perto das minas d’água e, ao longo destes anos, semearam 18 hectares. Assim, já somamos hoje mais de 15 mil árvores, entre as quais:
- Pau-brasil
- Ingá
- Tamboril
- Jambolão
- Peroba
- Mogno
- Jatobá
- Jacarandá
- Jequitibá, entre outras
Além disso, realizamos uma correção do solo para aumentar o pH. Pois quanto mais baixo o pH, mais ácido o solo fica. Dessa forma, uma grande parte de plantas e arvores não se desenvolve – e as árvores frutíferas não produzem. Com a correção, aumentamos a alcalinidade do solo, obtendo uma resposta muito positiva da flora.
Por isso, o resultado é que quase metade da fazenda, equivalente a 46 hectares, já está certificada. E tombada como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN).
Também investimos em várias outras iniciativas aqui na propriedade, para proteger e conservar nosso imenso cantinho verde. Compartilhamos mais alguns na sequência e esperamos inspirar outras ações ambientais Brasil afora.
Além disso, você pode conhecer cada um deles em nossa visita guiada, que acontece todo sábado, sempre às 10h – clique e saiba mais.
Preservação de minas e nascentes de água
Grande parte do reflorestamento foi feito para garantir que as nascentes e os rios da fazenda tenham vida longa. Inclusive, temos a alegria de compartilhar que, recentemente, recuperamos uma mina que esteve sem brotar água por décadas.
Além disso, organizamos mutirões de limpeza periódicos para inspecionar todas as áreas e garantir que não há resíduos impróprios. Assim, os projetos ambientais da Olibi fazem as minas brotarem cada vez mais água!
Uso consciente de produtos industriais
Priorizamos o uso da calda bordalesa, um fungicida natural livre de produtos sintéticos. Quando necessário algum outro tipo de técnica para repor nutrientes de forma rápida, aplicamos apenas produtos com “rótulo azul”, que não causam danos ambientais.
Mas o olival parece estar integrado ao meio ambiente. Durante todo o ano passado, não aplicamos nenhum tipo de produto nas oliveiras.
Reciclagem de resíduos da extração do azeite
A extração do óleo das azeitonas gera o azeite – e também o bagaço do fruto, conhecido como borra ou sansa. O que fazer com essa pasta que pode chegar a toneladas?
Aqui na fazenda nós separamos todo esse resíduo em um local específico para compostagem. Além disso, adicionamos calcário e outros ingredientes, para reduzir sua acidez.
Depois de 60 dias, a matéria orgânica está pronta para virar adubo das próprias oliveiras e de outros plantios na fazenda. Essa é uma responsabilidade de todo olivicultor – e parte importantes dos projetos ambientais da Olibi.
Se a pasta ácida da azeitona vai direto para o solo, o impacto negativo para o solo e o meio ambiente é grande.
Faça parte dos projetos ambientais da Olibi
Existem muitas formas de contribuir ativamente para todos os esforços dos projetos desenvolvidos pela Olibi. Que, inclusive, foram reconhecidos com o Prêmio Eco Brasil em 2017 e 2021.
Uma delas é adquirir os produtos Olibi, que você pode encontrar tanto em nossa loja online (que entrega em todo o Brasil). Ou em alguns pontos de vendas espelhados pelo país. Mas você pode ainda participar de forma ativa deste movimento agroecológico e sustentável através do Projeto Adote uma Oliveira. Dessa forma, você pode atuar mais ativamente e contribuir de forma mais efetiva no financiamento dos elevados custos anuais das ações de reflorestamento, cuidado e soltura de pássaros.
Desde que o projeto Adote uma Oliveira foi implementado, em 2016, o investimento arrecadado viabilizou a plantação de mais 130 árvores nativas. Além da manutenção das já existentes, o projeto proporcionou a reintrodução de 3 mil aves de volta na natureza e o cuidado de 80 pássaros resgatados.
Quem adota uma oliveira é chamado de Olibare, que significa “amigo da oliva”, em tupi-guarani. E tem seu nome marcado em nosso olival.
Assim, os Olibares são convidados para participar da colheita, visitam a fazenda e seus projetos em qualquer época e, como agradecimento pela parceria, ganham um kit especial de produtos Olibi.