Os benefícios do azeite extravirgem podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável, completa e saborosa. Afinal, uma dieta rica em alimentos de alto valor nutricional é essencial para quem busca mais qualidade de vida.
Quer entender como o azeite extravirgem pode ser benéfico para sua saúde? Então siga na leitura e conheça a seguir oito benefícios de consumir produtos como o azeite extravirgem Olibi em seu dia a dia:
1) Azeite extravirgem contém grandes quantidades de antioxidantes
Um dos benefícios comprovados do azeite extravirgem é o fato de ele possuir poderosos antioxidantes. Pois os antioxidantes ajudam a combater o excesso de radicais livres. Assim evitando ou retardando um processo conhecido como “estresse oxidativo”.
2) Os antioxidantes presentes no azeite extravirgem têm propriedades anticâncer
Especialistas no mundo todo estão conduzindo pesquisas que relacionam o consumo de azeite extravirgem aos índices de redução de certos tipos de câncer – como o de mama.
Inclusive, um dos estudos demonstrou também que os compostos do azeite podem combater as células responsáveis pelo câncer colorretal.
3) O azeite extravirgem é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis
O azeite é o óleo natural extraído das azeitonas, o fruto da oliveira. Então cerca de 14% do óleo é gordura saturada. Enquanto 11% é poliinsaturado, como os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3.
Mas o ácido graxo predominante no azeite de oliva é uma gordura monoinsaturada chamada ácido oleico. Este representa 73% do conteúdo total de óleo.
Além disso, as gorduras monoinsaturadas também são bastante resistentes ao calor elevado. Dessa forma, o azeite extravirgem é uma opção saudável para cozinhar e até fazer frituras.
4) As propriedades anti-inflamatórias do azeite extravirgem protegem o organismo
Acredita-se que a inflamação crônica seja uma das principais causas de doenças como:
- câncer,
- males cardíacos,
- síndromes metabólicas,
- diabetes tipo 2,
- Alzheimer,
- artrite,
- obesidade.
O azeite extravirgem pode ajudar a reduzir a inflamação. Isso acontece porque seus principais efeitos anti-inflamatórios são mediados pelos antioxidantes.
A chave entre eles é o oleocanthal, que demonstrou funcionar de maneira semelhante ao ibuprofeno, um medicamento anti-inflamatório.
Especialistas recomendam o consumo de duas colheres de sopa de azeite extravirgem por dia.
5) O azeite extravirgem pode proteger contra doenças cardíacas
Estudos mostraram que as doenças cardíacas são menos comuns nos países do Mediterrâneo. Então isso levou a uma extensa pesquisa sobre a dieta mediterrânea. Já reconhecida por reduzir significativamente o risco de doenças cardíacas.
O azeite extravirgem, como um dos principais ingredientes desta dieta, protege contra doenças cardíacas de várias maneiras:
- Reduz a inflamação;
- Protege o “mau” colesterol (LDL) da oxidação;
- Melhora o revestimento dos vasos sanguíneos;
- Ajuda a prevenir a coagulação excessiva do sangue.
6) Azeite extravirgem pode reduzir o risco de diabetes tipo 2
Vários estudos associaram o azeite a efeitos benéficos no açúcar no sangue e na sensibilidade à insulina.
Pois a resposta está na capacidade da azeitona e do azeite na redução de lipoproteínas de baixa densidade. O que ajuda a manter o índice glicêmico sob controle.
Além disso, também contribui para ampliar sensibilidade à insulina. Assim tornando a absorção da glicose mais propícia nas células do organismo.
7) O consumo moderado de azeite extravirgem auxilia no controle de peso
Um estudo constatou que uma dieta rica em azeite extravirgem pode propiciar o aumento dos níveis de antioxidantes no sangue. Além de contribuir com a perda de peso.
Especialmente quando você faz escolhas saudáveis para a sua alimentação. Por isso aproveite nossas dicas de molhos para saladas.
8) Azeite possui propriedades antibacterianas
O azeite contém muitos nutrientes que podem inibir ou matar bactérias nocivas. Um exemplo é a Helicobacter pylori, uma bactéria que vive no trato digestivo. Ela pode causar úlceras e até câncer de estômago.
Um estudo apontou que o consumo diário de 30 gramas de azeite extravirgem podem eliminar a infecção por esta bactéria em 10 a 40% das pessoas em menos de duas semanas.
Saiba obter os benefícios comprovados do azeite extravirgem
Como você pode ver, o azeite extravirgem de qualidade é incrivelmente saudável. Pois seus poderosos antioxidantes beneficiam a saúde de seu coração, cérebro, articulações e muito mais.
Por isso, comprar o tipo certo de azeite é extremamente importante. Então ao fazer sua próxima compra, examine cuidadosamente os rótulos. Assim é possível garantir que você esteja recebendo um azeite extravirgem de verdade.
Por isso, prefira os produtos nacionais, de produtores confiáveis. Assim você garante um produto que passou menos tempo armazenado e, por isso, é mais fresco.
A acidez também é um fator importante. Pois quanto menor ela for, melhor será o resultado para a sua saúde. Além disso, também indica que todo o processo foi feito com todos os cuidados para manter a qualidade do produto.
O Olibi é um bom exemplo deste tipo de azeite: 100% produzido com azeitonas cultivadas na cidade de Aiuruoca – localizada na Serra da Mantiqueira (no sul de Minas).
Assim você terá em mãos um azeite extravirgem com acidez inferior a 0,09%. Perfeito para tornar a alimentação de sua família mais saudável e saborosa.
A acidez inferior a 0,09% torna o Olibi um azeite premium, perfeito para quem busca sabor e mais saúde.