Se você busca um azeite bom, certamente o Olibi se encaixa nesta categoria. Afinal, nossos especialistas trabalham continuamente para oferecer sempre produtos inovadores e de altíssima qualidade para você e sua família.
Mas você sabe o que faz um azeite ser considerado premium, como o Olibi? A maneira como as azeitonas são cultivadas e processadas é uma das etapas deste trabalho – mas existem muitos fatores para determinar o que faz um azeite bom.
Para saber mais e garantir que você tenha sempre um azeite bom para suas receitas e para a sua família, acompanhe a leitura a seguir.
Os sabores de um azeite bom
Assim como em um suco de frutas, o azeite tem um sabor melhor quando é fresco e produzido com os melhores frutos. Inclusive, você sabia que a oliva é considerada um fruto? Pois é!
Alguns produtores de azeite podem misturar azeitonas diferentes para obter um produto de qualidade. Pois o Olibi, por exemplo, tem um blend de azeitonas selecionadas dentre seis variedades: Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Grappolo, Coratina e Maria da Fé.
Mas para saber se você está diante de um BOM azeite, é preciso se atentar ao aroma, ao sabor inicial e ao sabor final. Intimamente relacionado, o aroma e o sabor inicial podem variar de uma sensação tátil agradavelmente amanteigada. No caso de azeites mais frescos, notas herbais e verdes que indicam que você está provando um azeite de boa qualidade.
Assim, o sabor final tende a ser picante, variando de sutil a uma picância que pode provocar até uma leve tosse no fundo da garganta – sendo esta uma de suas características sensoriais mais pronunciadas.
Outros sinais de um azeite bom
Alguns especialistas acreditam ainda que a cor é um bom indicador de qualidade de um azeite bom. Mas vale esclarecer que este não é de fato uma regra. Na realidade, a cor do azeite é determinada pela variedade das azeitonas prensadas.
Fatores ambientais e de processamento influem na obtenção de um azeite bom
A produção do azeite possui algumas semelhanças com a produção de vinho: ambos são feitos de frutas e os métodos de produção, bem como o meio ambiente (ou Terroir), têm um impacto significativo no produto acabado.
Alguns outros detalhes contribuem para que você tenha um azeite bom em mãos, como:
Oliveiras
As árvores também precisam de cuidados especiais e espaço para respirar; portanto, quanto mais estiverem espalhadas pelo pomar, melhor. Os pomares mais industriais, onde muitas árvores estão reunidas, não terão o mesmo espaço para respirar e a qualidade do azeite pode sofrer algum impacto.
Colheita
O melhor método é o tradicional, onde os frutos são colhidos a mão e caem em uma rede posicionada entre as árvores e o solo.
Alguns produtores colhem as azeitonas sacudindo a árvore, mas isso reduz a qualidade do azeite, pois, como as maçãs, as frutas que caem no chão são suscetíveis a contusões – e as azeitonas machucadas sofrem com um processo de oxidação mais acelerados, além de outros problemas.
Tempo entre coleta e prensagem
É importante que as azeitonas sejam levadas para a prensa no mesmo dia em que foram colhidas. Se frutos colhidos antes forem colocados entre as azeitonas frescas, a qualidade de todo o lote de azeite poderá diminuir substancialmente.
Isso terá o efeito de tornar o azeite mais amargo e possivelmente ter uma acidez maior – e um azeite bom deve possuir uma baixa acidez. O Olibi, por exemplo, apresenta 0,09%de acidez.
Armazenamento
Depois de colhido e prensado, o azeite fica armazenado para haver a decantação – dessa forma as partículas sólidas decorrentes da extração podem ser eliminadas – fazendo com que o azeite bom dure por mais tempo.
Para isso, o ideal é utilizar tanques de aço inoxidável, projetados especificamente para o azeite. Tanques de outras matérias-primas, como o plástico, criam reações com o azeite e reduzem severamente a qualidade do produto. Além disso, o azeite bom deve ser armazenado longe da luz solar e de fontes de calor.
Embalagem
Existem vários tipos de embalagens de azeite nas prateleiras de empórios e supermercados: garrafas de vidro e PET, caixas e latas de metal. Porém, as garrafas de vidro escuro ajudam a proteger o azeite bom da oxidação – portando preservam melhor suas características.
Mas por mais bonita que seja sua garrafa de azeite, lembre-se: em casa, você deve armazenar seu azeite longe da luz, em um local fresco e seco.